Galeria
A avaliação de passivos ambientais é uma atividade que pode prever e agir sobre eventos prejudiciais ao meio ambiente, reconhecer responsabilidades, planejar ações de controle e atuar de forma mais eficaz em situações de emergência, sendo assim, as empresas possuem a obrigação e responsabilidade social com situações ambientais ligadas às suas atividades. Os planos de gestão de risco derivados da avaliação de passivos ambientais certificam que os fatores de risco em cada operação de negócio permaneçam em níveis aceitáveis ao longo do tempo.
Estes planos contemplam desde a manutenção de equipamentos e sistemas até os serviços terceirizados. Normalmente, o passivo ambiental é tratado como depreciação no patrimônio das empresas, afetando o acesso a financiamentos e seguros. A avaliação de passivos ambientais é realizada pelo empreendimento quando há exigência de órgão fiscalizador, na construção de novas instalações, na realização de atividades de operação, manutenção, aplicação ou desmobilização de um empreendimento ou setor produtivo, entre outros.
Porém, quando a empresa possui um sistema de gestão ambiental implantado facilita na realização da avaliação de passivos ambientais, pois o sistema de gestão ambiental tem se caracterizado como uma das atividades mais importantes ligadas a qualquer empreendimento industrial. A gestão ambiental é um aspecto funcional da operação de uma empresa que desenvolve e implementa políticas e estratégias ambientais.
A avaliação de passivos ambientais exige um grau de detalhamento acentuado, pois serão contabilizados se forem comprovados sua existência. A avaliação de passivos ambientais é apresentada por meio de relatórios que devem ser realizados através de algumas atividades básicas.
Para a avaliação de passivos ambientais existem os elementos auxiliares e de apoio que são a Legislação ambiental e normas técnicas (ABNT); Avaliação Ambiental Inicial (AII); Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA); Estudos Ambientais (EIA/RIMA); Auditoria Ambiental (AA) e a Análise de Risco Ambiental (ARA). A partir do reconhecimento dos riscos ambientais com a introdução de medidas preventivas, o instrumento em questão reduz a probabilidade de ocorrência de acidentes ambientais.
Assim, para o trabalho da avaliação de passivos ambientais as empresas devem ser auxiliadas por especialistas, para que os mesmos auxiliem na análise de seus projetos, operacionalização e eventos anteriores.