Galeria
O monitoramento ambiental tem a função de determinar a extensão e a ocorrência de impactos ambientais relacionados à instalação e à operação de empreendimentos por meio de observações, medições e coletas específicas, e também para verificar a eficiência das medidas mitigadoras executadas. O monitoramento da flora deve ser previsto para as atividades consideradas efetivas ou potencialmente causadoras de impactos à vegetação nativa. O processo de monitoramento consiste no estudo da flora para a avaliação das populações e espécies ocorrentes em uma determinada região ou habitat, os parâmetros biológicos e o grau de conservação, com o objetivo de avaliar possíveis alterações na estrutura e na composição de espécies das comunidades florísticas.
As atividades do monitoramento de flora ocorrem de acordo com as exigências do órgão ambiental fiscalizador, podendo ser executadas antes, durante e após a instalação de um empreendimento potencialmente causador de impacto.
O objetivo principal de um programa de monitoramento de flora é a redução do impacto de alteração nos remanescentes florestais. Esse monitoramento permite ao empreendedor, aos órgãos ambientais, às instituições científicas e à sociedade em geral, obter informações a respeito das mudanças nos componentes ambientais, para a melhor adequação de empreendimentos durante os processos de sua implantação e operação.
O MONITORAMENTO DE FLORA E O LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO FORMA DE PREVENÇÃO AMBIENTAL
Para o monitoramento de flora deve-se fazer um levantamento florístico, ou seja, um estudo técnico para a identificação de espécies da flora em uma determinada área, onde é identificado e avaliado o estado de conservação da vegetação nativa.
O levantamento florístico traz um relatório detalhado de todas as espécies que ocorrem no local monitorado. A partir do monitoramento de flora pode-se identificar e quantificar o volume de madeira existente em uma área, com as exatas medidas e densidades de cada indivíduo arbóreo, através da mensuração da sua altura e diâmetro.
O monitoramento de flora pode prever alterações na composição florística que ocorrem por intervenções feitas no fragmento de vegetação nativa por empreendimentos, durante a sua implantação e operação.
Assim, a partir das observações e medições feitas no monitoramento de flora é possível propor medidas mitigadoras, de modo a minimizar ou evitar os impactos potenciais e efetivos dos empreendimentos.
EFICIÊNCIA, QUALIDADE E PROFISSIONALISMO EM GESTÃO AMBIENTAL
Desde 1997 a Mineral Engenharia e Meio Ambiente LTDA. trabalha na solução de problemas relacionados às questões ambientais para empresas. Entre o serviços oferecidos destacam-se os licenciamentos e estudos ambientais, a gestão ambiental, execução de programas ambientais, auditoria ambiental, monitoramento de flora, avaliação de riscos ambientais, avaliação de passivos ambientais, comunicação social, educação ambiental, diagnóstico participativo, créditos de emissões atmosféricas, entre outros. Com muita eficiência, qualidade e profissionalismo a Mineral Engenharia e Meio Ambiente LTDA. possui equipe técnica própria para o desenvolvendo de projetos e estudos de licenciamento ambiental, gestão ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social para empresas dos mais variados setores, viabilizando a melhor maneira de implantação e operação das atividades empresariais.