Galeria
Censo de Zonas de Auto Salvamento: Perfil das Zonas de Autossalvamento
O censo de zonas de auto salvamento é o conjunto dos dados que caracterizam o perfil dos/as habitantes de uma Zona de autossalvamento. Ele é resultado dos processos de análise e cadastramento das estruturas e populações localizadas na ZAS. O principal objetivo do censo de zonas de auto salvamento é o conhecimento do perfil da população, sua distribuição espacial e formas de ocupação, com o fim de subsidiar a tomada de decisões que possam diminuir a exposição dos/as moradores/as aos impactos e consequências de acidentes ou desastres associados às estruturas de barragens. O principal risco envolvendo esse tipo de estrutura é o de perdas de vidas, nesse sentido, o censo de zonas de auto salvamento contribui para diagnosticar, mapear e acompanhar a realidade socioeconômica e territorial das populações vulneráveis.
Realização do Censo
A realização do censo de zonas de auto salvamento ocorre por meio do preenchimento de um questionário eletrônico através de aplicativo de celular ou tablet integrado à internet. O aplicativo permite a identificação do local a ser cadastrado em tempo real e o registro das informações sobre as condições e os tipos de infraestruturas presentes no território.
Identificação e Caracterização da População
O censo de Zonas de Autossalvamento também possibilita a identificação da quantidade de moradores, faixa etária, se há pessoas com enfermidades, deficiência auditiva e/ou dificuldades de locomoção. Com relação às estruturas de comércio, atividades religiosas, de lazer e serviços, o censo de zonas de auto salvamento apresenta uma estimativa sobre o quantitativo do público flutuante que frequenta o local. A quantificação e localização desses sujeitos define a priorização para intervenção das autoridades competentes em situações de emergência.
Cadastramento das Estruturas
O cadastramento das estruturas e o detalhamento das condições de acesso às residências, comércios e demais locais de circulação de pessoas, permite que o censo de zonas de auto salvamento seja uma ferramenta abrangente e integrada aos diferentes aspectos de risco e suas consequências na dinâmica social local, contribuindo de modo fundamental para o planejamento e a implantação do sistema de alerta e evacuação da população em caso de acidente e/ou rompimento das barragens.