Se você necessita de licenciamento de eólicas offshore, descubra a empresa especializada para o seu negócio. Solicite um orçamento agora e descubra uma equipe de funcionários de alta qualificação para te atender.
Os projetos de eólicas offshore já são uma realidade no Brasil. Até 27 de abril de 2022, 55 projetos já estavam cadastrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitando o licenciamento de eólicas offshore. Com a crescente demanda de licenciamento de eólicas offshore no Ibama, foi publicado em 2020 o Termo de Referência Padrão para o licenciamento de eólicas offshore, o qual traz os critérios técnicos gerais que deverão fundamentar a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a fim de subsidiar o processo de licenciamento de eólicas offshore prévio no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Antes disso, em 2019, o Ibama havia publicado o Estudo sobre Avaliação de Impactos para complexos eólicos offshore, o qual subsidia as práticas de licenciamento de eólicas offshore pelo instituto. Também com o objetivo de organizar o licenciamento de eólicas offshore no Brasil, foi publicado o Decreto Federal nº 10.946/2022 que define que compete ao Ministério de Minas e Energia a cessão de uso e espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais em águas interiores de domínio da União, no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental para a geração de energia elétrica offshore.
Considerando a demanda crescente para o licenciamento de eólicas offshore, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente se coloca como uma das empresas com maior experiência em licenciamento ambiental de empreendimentos offshore no Brasil, sendo responsável pela elaboração dos estudos ambientais de grandes empreendimentos como o Etapa 2 e o Etapa 3 do Pré-Sal, além de gasodutos marítimos para o escoamento de gás também das áreas do Pré-Sal.
Além da parte offshore, a Mineral Engenharia e Meio Ambiente tem expertise no licenciamento ambiental do trecho terrestre de empreendimentos de eólicas offshore, sendo responsável pela elaboração de diversos estudos ambientais para o licenciamento de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica. A Mineral Engenharia e Meio Ambiente agrega, portanto, experiência e conhecimento para conduzir os estudos ambientais para o licenciamento de eólicas offshore tanto da parte terrestre quanto da parte offshore. A Mineral Engenharia e Meio Ambiente atua com uma equipe técnica altamente qualificada, seriedade e ética.